A eleição para a escolha dos novos membros que irão representar a sociedade civil no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no biênio 2021-2023, ocorreu nesta sexta-feira (16), no Colégio Municipal Reunidas Antônio Carlos Pedreira, respeitando os protocolos sanitários.
As instituições eleitas através de voto dos inscritos para o processo eleitoral, no CMAS foram a Associação Comunitária Bete II Revivência Quilombola; Associação Comunitária do Gravatá; o Instituto Ynsuá Lèji e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Gonçalo dos Campos. No CMDCA foram eleitos a Associação Comunitária do Gravatá; a Associação de Apoio a Infância e a Adolescência Pequeno Mestre; o Instituto Ynsuá Lèji e a Pastoral da Criança.
Os conselheiros são responsáveis por acompanhar, fiscalizar e propor políticas públicas para que demandas da sociedade sejam atendidas no âmbito da política de assistência social, bem como em políticas voltadas para a infância e juventude. Além de fiscalizar como os recursos públicos são empregados no município, garantindo assim princípios da gestão pública, como transparência, legalidade e publicidade.
Participaram da votação e da eleição as entidades e organizações inscritas no CMAS e CMDCA, que realizam serviços socioassistenciais no município, com documentação atualizada. As organizações que não se candidataram escolheram seus representantes legais para votar na instituição de preferência.