São Gonçalo dos Campos - Bahia
Página Inicial O município História

São Gonçalo dos Campos

São Gonçalo dos Campos é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na Região Metropolitana de Feira de Santana. Sua população é de 37.554 habitantes, sendo o segundo município mais populoso da RMFS.

Considerada a cidade Jardim, pois antigamente os enfermos de tuberculose iam até a São Gonçalo, pois seu clima era considerado propício ao tratamento. É banhado pelo Rio Jacuipe e possui uma vegetação e um ambiente extremamente bucólico.

História

Com o aparecimento de uma imagem do Santo São Gonçalo na área denominada Campos da Cachoeira, no início do século XVIII, foi construído então uma capela com o nome de São Gonçalo do Amarante, em torno da qual se formou um arraial de Jesuítas e Nativos.

O Município criado então, com os territórios das freguesias de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira e de Nossa Senhora do Resgate das Umburanas, que foram desmembrados de Cachoeira por Lei Provincial de 28.07.1884, chamando-se então São Gonçalo dos Campos. Em 1931, teve o nome simplificado para São Gonçalo, mas em 1943 Retomou a denominação atual.

A sede, criada freguesia com a denominação de São Gonçalo dos Campos da Cachoeira, foi elevada em 1689 à categoria de cidade por Lei Estadual de 25.06.1895.

Economia

O municipio de São Gonçalo dos Campos é banhada pela Região Industrial do Recôncavo Baiano; o Centro Industrial do Subaé que está localizado entre o Sul de Feira de Santana e o Norte de São Gonçalo dos Campos é o terceiro maior Centro Industrial da Bahia perdendo apenas para o Polo Petroquímico de Camaçari e para o Centro Industrial de Aratu , o CIS é o maior centro industrial da Região Metropolitana de Feira de Santana .

Outras fontes de renda de grande importancia para o municipio são a Fumicultura , a Avicultura , a Agricultura em geral e a Pecuária. São Gonçalo dos Campos por estar localizada na região da Mata Fina possui o clima e o solo ideal para o plantio do fumo, está é a principal região fumageira do estado da Bahia e engloba varios municipios do Recôncavo Baiano entre São Gonçalo dos Campos e Cruz das Almas .

É em São Gonçalo dos Campos que está instalada a Menendez & Amerino , maior fabricante de charutos do Brasil detendo 70% do mercado nacional. Atualmente a renda do municipio tambem está voltada diretamente a avicultura tornando-se um novo polo regional com a Perdigão S/A e a Gujão Alimentos. O municipio de São Gonçalo dos Campos faz parte do Polo Avícola da Bahia que engloba varios municipios da Região do Recôncavo Baiano em que se destaca a cidade vizinha Conceição da Feira que é considerada a Capital do Frango.

São Gonçalo dos Campos é a cidade em que se localiza a única indústria de tintas automotivas do nordeste a Alquimia Tintas (Ultracolor) tambem está em construção na cidade o Centro de Distribuição do Grupo O Boticário com investimentos de 155 milhões de R$, a previsão é que até o segundo semestre de 2013 o CD já esteja em pleno funcionamento o que deve gerar cerca de 150 empregos diretos o que ajudará a dinamizar ainda mais a econômia do municipio. Ainda acrecentando que no centro da Cidade também podemos encontrar uma filial da Mundial Promotora correspondente bancário representante das maiores instituições bancárias do país cuja matriz está localizado na cidade vizinha, Conceição da Feira.

Política

Atualmente o prefeito de São Gonçalo dos Campos é Tarcísio Tôrres Pedreira.

Filhos Ilustres

É a cidade natal de Joaquim Tibúrcio Ferreira Gomes, "…o primeiro ministro nomeado para o Supremo Tribunal de Justiça no regime republicano." (Eusébio de Sousa, Tribunal de Apelação do Ceará, síntese histórica; dados biográficos; 1874 - 1945, 1945). Mesmo tendo sido uma personalidade de bastante destaque, tendo exercido diversos importantes cargos políticos, não há registro da existência de nenhum retrato seu, apesar das buscas que certamente são promovidas pelos órgãos nos quais trabalhou.

Em tempo: Supremo Tribunal de Justiça era a denominação, no período imperial, do atual Supremo Tribunal Federal. Embora o ministro Joaquim Tibúrcio Ferreira Gomes tenha tomado posse já no período republicano, em 19 de março de 1890, permanecia o título "Supremo Tribunal de Justiça", tendo este mudado para "Supremo Tribunal Federal" apenas em 28 de fevereiro de 1891, quando de sua instalação.