Como é de conhecimento geral, estava ocorrendo a tradicional festa em homenagem ao padroeiro da cidade, São Gonçalo do Amarante, contando com programação religiosa e profana. Ontem, quinta-feira (13), ocorreu a tradicional lavagem, que foi marcada por muita fé, devoção e alegria. Os festejos estavam previstos para se encerrar no domingo (16), com a realização de um show católico, que ocorreria após a Procissão de São Gonçalo.
Desde início do planejamento da festa, a Prefeitura Municipal estava ciente de todos os protocolos de prevenção ao Covid-19 estabelecidos pelo Ministério da Saúde, assim como também estava ciente do decreto estadual, que estabeleceu um limite máximo de pessoas em eventos públicos e privados.
Dois dias antes da realização da lavagem, terça-feira (11), foi feita uma reunião entre o Prefeito Tarcísio Pedreira e coronéis da Polícia Militar da Bahia, na qual ficou acordado que a PM estaria dando o apoio necessário durante os festejos, desde que não houvesse o descumprimento do decreto estadual em vigor desde o mesmo dia 11.
A organização da festa agiu com rapidez, eficiência e responsabilidade, para que houvesse um evento digno do povo de São Gonçalo dos Campos, resgatando a tradição, valorizando a cultura e respeitando o estabelecido no Decreto Estadual, conforme acordado com a PM. Para isso foram montadas equipes de monitoramento que conferiam o comprovante de vacinação, distribuíram pulseiras para os aptos a participarem dos festejos, orientando cada pessoa em relação aos cuidados e o uso da máscara.
Porém, na noite de ontem quinta-feira (13), a programação foi inexplicavelmente interrompida a pedido do governador Rui Costa. Foram deslocados para São Gonçalo dos Campos cerca de 10 viaturas da Polícia Militar.
Na manhã desta sexta-feira (14), a PM enviou uma nota convocando o prefeito a cancelar toda a programação. Diz anota:
“Bom dia Sr. Prefeito Tarcísio, as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, previstas no Decreto Estadual nº. 21.027 de 10jan22, determinam as medidas sanitárias para eventos públicos e privados. Cabe à Polícia Militar, como defensora da sociedade, zelar pelo cumprimento do referido diploma legal no sentido de preservar vidas, mormente neste momento em que a pandemia vem recrudescendo pela inobservância das citadas normas protetoras da saúde pública, e, deste modo, a corporação não apoiará ou permitirá eventos públicos que, além de não respeitarem o quanto estabelecido no decreto, tenham aspecto carnavalesco onde diversas pessoas se aglomeram sem máscara e confraternizam ao som de trio-elétrico, paredões, batucadas, blocos etc. Nesta oportunidade, reitero que a Polícia Militar da Bahia, através do CPRL/67 CIPM, não apoiará eventos públicos desta natureza e por oportuno, apelo a V. Exª, mais uma vez, para que cancele a festa popular carnavalesca em andamento. Obrigado”.
Desta forma, em razão dos fatos ocorridos, a Prefeitura de São Gonçalo dos Campos anuncia oficialmente a suspensão da programação festiva, sendo permitida apenas a programação religiosa com o novenário e a procissão de encerramento, no domingo (16).