Com o objetivo de garantir atendimento de reabilitação e proporcionar serviços de qualidade à população, a Prefeitura disponibiliza atendimento de fisioterapia, realizado no Hospital Municipal por meio do Núcleo de Fisioterapia.
O espaço possui eletroterapia usada para tratamento de dor e no estímulo muscular além de uma sala de fisioterapia para que o profissional clínico possa estar realizando os exercícios terapêuticos. De acordo com a fisioterapeuta do Núcleo, Ianai Dantas, o tratamento fisioterápico já se tornou imprescindível para pacientes que sofreram acidentes, passaram por cirurgia ou traumas ósseos e musculares. Isso ocorre porque a fisioterapia ajuda a recuperar a função dos membros lesados e o movimento.
Além do poder de reabilitação, a fisioterapia proporciona bem-estar físico geral, vida mais saudável e ajuda a prevenir lesões. Para Ednubia da Silva, que chegou com bastante dificuldades, afirma se sentir bem melhor após o tratamento. “Hoje graças a Deus estou tendo uma melhora bem evoluída. Agradeço muito a equipe daqui por esse atendimento e apoio que eu tenho recebido”.
Segundo o Coordenador do Serviço de Reabilitação do município, Roquenei Purificação, no ano de 2021 o Núcleo de Fisioterapia realizou 4.448 atendimentos prestados para pacientes com disfunções ortopédicas e neurológicas. “Para marcação da fisioterapia é necessário que o paciente traga RG, cartão do SUS, comprovante de residência ou cartão da família e uma requisição do SUS. Sempre a marcação ocorre de um mês para o outro a partir do primeiro dia útil. Para os pacientes com questões emergenciais que envolve acidente vascular encefálico imediato ou lesão ortopédica por trauma e cirurgia, ele deve comparecer no ambulatório com esses documentos e sinalizar, para que entre na cota emergencial e não precise esperar tanto”, complementou Roquenei.