O Distrito de Afligidos, na zona rural do município de São Gonçalo dos Campos esteve em festa no último final de semana. Nos dias 12 e 13 de novembro aconteceu a 34ª Corrida de Jegue, evento que faz parte do calendário cultural festivo do município e que atrai grande público.
Mantendo a tradição da localidade, o grupo Cangai de Jegue através da Prefeitura de São Gonçalo dos Campos retornou em grande estilo com a 34ª edição deste evento cultural, após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia da COVID-19.
Dezesseis competidores se inscreveram na edição deste ano, cuja concentração foi na Praça de Afligidos, concorrendo ao prêmio de 3 mil reais para o vencedor da corrida e mil reais para o jegue mais estilizado.
O primeiro lugar foi para um “piloto” de apenas 17 anos, o jovem Ian Silva que já disputou a Corrida outras vezes, montou o jegue por nome de Raposa, e levou o título de vencedor este ano pela primeira vez.
Durante esses dois dias, dezenas de pessoas, incluindo turistas de diversos municípios, visitaram o Distrito e acompanharam a cada momento da famosa Corrida de Jegue.
Claro que não poderia faltar as atrações musicais, a programação do evento foi animada com muito arrocha, sofrência e samba de roda.
O prefeito Tarcísio Pedreira, declarou com muito orgulho a sua alegria em poder reviver essa tradição local que há tantos anos fez parte da história de vida de muitas pessoas, inclusive a dele. “ A 34ª Corrida de Jegue é um patrimônio cultural do nosso povo. Eu cresci vendo Afligidos brilhar e esse evento leva o nome de afligidos e de São Gonçalo para toda Bahia”, afirmou.