A Prefeitura de São Gonçalo dos Campos, através das Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico e Social e Cultura, Esporte e Lazer, realizaram entre os dias 29 de novembro até 06 de dezembro, a 1ª Semana do Bebê. A iniciativa teve como objetivo, contribuir para as garantias dos direitos dos bebês e das gestantes, gerando informações e realizando ações que cooperam para segurança, saúde, alimentação, convívio social, familiar, educação e desenvolvimento da primeira infância.
De acordo com a secretária municipal de educação, Ana Claúdia, os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral da primeira infância. “Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social“, pontuou Ana.
A Iª Semana do Bebê envolveu diversas Secretarias Municipais e teve uma programação com foco em ações educativas sobre os cuidados essenciais durante os primeiros anos de vida e a importância da família para o desenvolvimento infantil.
A criançada teve direito a contação de histórias, atividades de movimentos, ação bucal, vacinação, pintura facial, marcações de exames, busca ativa vacinal e escolar. Através dessas ações foram realizadas também uma roda de conversa sobre: "Racismo na Infância e a Importância da Educação Antirracista", e uma sequência de atividades, dentre elas: Pintura facial; Espaço do brincar; Atividades do CREAS, e outras.
“Durante essa semana, confirmamos algo que estava mais que certo: A mobilização social, as políticas públicas e a transformação de práticas para a primeira infância, que são os maiores legados desta 1ª Edição da Semana do Bebê aqui no nosso município“, disse a assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Gabriela Peixoto.