Na manhã desta quinta-feira (13), aconteceu a 7º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo tema foi “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia da covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. O evento foi uma realização da Prefeitura de São Gonçalo dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.
O evento ocorreu no Cine Teatro e contou a presença do Vice Prefeito, Rafael Mendes, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, Gabriela Peixoto, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Cloves Cedraz, o Conselheiro Tutelar, Alex Pereira e secretários municipais, além da comunidade escolar representada pelos estudantes.
O objetivo da Conferência foi o de debater e apresentar propostas para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes, visando a proposição de diretrizes para o aperfeiçoamento das ações, com a participação de todos os segmentos da sociedade que desenvolvem atividades a este público, garantindo-lhes assim, melhores oportunidades de acesso a serviços eficazes. Para a presidente do CMDCA, Gabriela Peixoto, esta conferência “é um importante meio de fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para uma maior efetividade na formulação, execução e controle da política para a criança e o adolescente”.
Durante o evento, foram realizadas apresentações esportivas por crianças e adolescentes do Projeto Nossos Campeões da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. Na 7 ª Conferência foram trabalhados cinco eixos temáticos, após as discussões em grupo houve a sistematização das propostas elaboradas durante a Conferência, elencando as prioridades para o município, além de plenária para apresentação e aprovação das deliberações. Por fim, foi feita a eleição dos delegados para a Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em 2023.
O secretário Clovez, declarou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social trabalha de forma enérgica para viabilizar políticas de proteção integral às crianças e adolescentes em conjunto com as outras políticas públicas e com a Rede de Proteção à criança e ao Adolescente.
" A conferência é essencial para a discussão de propostas que assegurem o direito das crianças e dos adolescentes de acordo com nossa realidade local. No nosso evento promovemos um debate democrático unindo forças para que as propostas aqui construídas efetivamente venham de encontro com as necessidades atuais das crianças e dos adolescentes", comentou.