Representantes do poder público, da sociedade civil e usuários dos serviços sociais de São Gonçalo dos Campos estiveram reunidos hoje (9), no Cine Teatro, durante a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento teve como objetivo geral promover a inclusão e o fortalecimento dos direitos sociais.
A Conferência é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social- CMAS. O tema desse ano foi a “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”. Na oportunidade, foram eleitos dois representantes que vão participar da 14 ª Conferência Estadual de Assistência Social, a ser realizada em Salvador, de 03 a 05 de outubro.
A assessora técnica da Semdes, Gabriela Peixoto, explicou sobre a importância da realização do evento. “O SUAS fortalecido é sinônimo de famílias protegidas. As conferências municipais proporcionam momentos para ouvirmos os usuários da política de assistência social, bem como os profissionais que atuam de forma transversal em outra política pública, para melhorarmos os serviços ofertados à população”, contou.
Durante a conferência, foram realizadas atividades com a finalidade de abordar os cinco eixos propostos pelo CNAS: eixo 1 – financiamento, eixo 2 - controle social, eixo 3 - articulação entre os segmentos, eixo 4 - serviços, programas e projetos, eixo 5 - benefício e transferência de renda. Os temas foram abordados através de palestras, grupos de trabalho e plenárias, que proporcionaram um espaço de diálogo e reflexão sobre as demandas e desafios enfrentados pela assistência social no município.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos