Para garantir o acesso à educação, nesta sexta-feira (18), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou o Busca Ativa Escolar, uma iniciativa que tem como objetivo identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola.
O programa é uma estratégia que visa combater a evasão e a exclusão escolar, para que todas as crianças e jovens estejam matriculados e frequentando regularmente as instituições de ensino o município.
Karlene Barbosa coordenadora do programa, explica como funciona o Busca Ativa Escolar. “Hoje foi o dia escolhido para fazermos visitas domiciliares, para tentarmos trazer jovens e crianças de volta para as salas de aula. Durante o processo, iremos acompanhá-los nas unidades escolares com o intuito de estimularmos eles a continuarem frequentando as aulas”, disse.
A coordenadora contou que São Gonçalo dos Campos ultrapassou a meta imposta pela a Unicef. “Nós temos uma meta do selo Unicef, onde tínhamos que encontrar quarenta e nove jovens para serem rematriculados. Conseguimos bater a meta e já ultrapassamos o número, que chegou a noventa e sete jovens. Estamos com a porcentagem de 197% de aproveitamento”, comemorou.
Além de identificar os estudantes fora da escola, o Programa Busca Ativa Escolar também descobre os motivos que levaram essas crianças e jovens a abandonarem os estudos. Para isso, os profissionais da educação contam com o apoio do Conselho Tutelar, agentes comunitários de saúde, com o Cras e Creas, a fim de identificar possíveis dificuldades e buscar soluções para reintegrá-los ao ambiente escolar.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos