Há 201 anos o Brasil deixou de ser colônia de Portugal e se consolidou como nação independente. Em São Gonçalo dos Campos, o marco é celebrado todo dia 07 de setembro, com o desfile cívico de diversas escolas, que este ano se reunirão às 15h em frente à Escola Agripina e percorrerão as principais ruas da cidade.
A secretária municipal de Educação, Ana Cláudia Cerqueira, explica que o tema do desfile deste ano será o bicentenário da independência da Bahia. “Vamos aproveitar a data para celebrar a independência da nossa nação, mas também para celebrarmos a independência da Bahia, que em 2023 completou 200 anos e não podemos deixar de ressaltar a importância da luta do povo baiano no contexto nacional”, diz.
Ana acrescenta que toda a população de São Gonçalo dos Campos está convidada. “Esse é um momento de vitória para todos os brasileiros e especialmente para os estudantes reconhecerem a luta pela independência”, destaca.
Ao todo desfilarão sete escolas entre municipais, estaduais e particulares e cinco fanfarras. Durante o percurso, a Secretaria Municipal de Infraestrutura precisará interditar algumas vias da cidade para garantir segurança e o espaço necessário para as crianças e jovens que participarão do desfile.
Por isso, das 13h às 15h, o acesso à rua Artur Magalhães, no limite com o Colégio Municipal Agripina de Lima Pedreira e à rua Antônia N Daltro será restrito aos pedestres. Das 15h às 17h, a Avenida Dr. Antônio Muniz, no limite do Colégio Estadual Polivalente e acesso à Rua Campos Sales também estará interditado.
Das 16h às 18h, o acesso à Av. Dr. Antônio Muniz pela Rua Cel. Antônio Carlos será fechado, assim como a Rua Coronel João Pedreira, a Praça Cazuza Machado e o acesso à Rua Treze de Maio, além da Praça J. J. Seabra e o acesso à BA 501.
Ainda das 16h às 17h, a Rua Cel. João Pedreiras e acesso às Rua do Progresso e Rua Amâncio Pedreira, bem como a Av. Anibal Pedreira (trecho que liga a Prefeitura Municipal ao Batalhão da Polícia Militar, a Rua Marechal Floriano Peixoto (desde a esquina do Batalhão da Polícia Militar à Rua Dr. Almeida), estarão indisponíveis nesse horário para a passagem de veículos e motos.
Das 16h às 20h, a interdição ocorre na Rua Dr. Almeida (Rua da Lira), na Praça da Igreja Matriz de São Gonçalo dos Campos, na Rua Treze de Maio desde o Nº 93 (Banco Bradesco) ao limite com a Rua Vigário Galdino e na Praça Cazuza Machado.
Fonte: Assessoria de Comunicação (Ascom) - Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos.