São Gonçalo dos Campos - Bahia

São Gonçalo dos Campos dá início à construção do Sistema Municipal de Cultura com participação popular

Autor: Livia Lemos Alves - 16/09/2023 às 13:49:13
IMG

Representantes da sociedade civil e poder público municipal estiveram reunidos neste sábado (16) no Cine Teatro, em São Gonçalo dos Campos, para discutir as necessidades e estratégias para o apoio, valorização e fomento da cultura no município, durante a realização da IIª Conferência Municipal de Cultura.



Considerado um avanço para o setor cultural, a realização desse encontro deu início à construção do Sistema Municipal de Cultura, que é formado pelo conselho, plano e fundo municipais de cultura, instâncias que vão possibilitar a captação de recursos, fiscalização das ações e execução de políticas públicas do setor cultural.



Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Vinícius Braz Leal, esse é um momento histórico para São Gonçalo dos Campos. “Em abril desse ano foi criada a Lei do Sistema Municipal de Cultura e a partir disso começamos a estruturar diversas ações, inclusive essa Conferência, para que possamos dar o primeiro passo rumo à independência da cultura em nosso município”, disse.



Produtora, pesquisadora e consultora responsável pela estruturação do Sistema Municipal de Cultura, Aloma Galeano, explica o papel de cada ente que está em construção. “É muito importante a elaboração dessas instâncias, pois o conselho vai fiscalizar as ações previstas, o plano será o instrumento principal para esse acompanhamento e o fundo é por onde o município vai poder receber os investimentos estaduais e federais para executar as ações culturais, ou seja, é uma forma de organizar a cultura de São Gonçalo dos Campos”, contou.



Aloma chama a atenção para a consulta pública, lançada hoje durante a Conferência, onde toda a classe artística, estudantes e sociedade civil poderão dar a sua contribuição através do preenchimento de um formulário online, disponível até o dia 30 de setembro, para que seja realizado o diagnóstico cultural da cidade.



Após as discussões ocorridas em grupos, divididos em seis eixos temáticos, os participantes da Conferência elaboraram propostas que serão incorporadas ao plano que está em construção. Conforme explica o diretor de Cultura de São Gonçalo dos Campos, essa etapa municipal está conectada às Conferências Estadual e Federal. “Saímos daqui com dois representantes da sociedade civil e um do poder público para a Conferência Estadual, onde serão eleitos os representantes para a etapa federal”, explicou.



O professor José Vicente, que é vice-presidente da Associação Movimento Afro Liberdade Elos Negros, que também faz parte da Irmandade da Boa Morte, disse que a Conferência é um acontecimento inédito no município. “Pela primeira vez em quase cinquenta anos a gente está vendo as coisas serem decididas democraticamente, com informação, transparência e oportunidade igual para todos os segmentos artísticos da nossa cidade. Precisávamos desse momento de organização”, destacou.



Além do secretário de Cultura, Vinícius Leal, participaram da Conferência a secretária de Educação, Ana Cláudia, a escritora Jane Lopes, o conselheiro tutelar Alex Pereira, a artista plástica Conceição Leal, o vereador Gilson Cazumbá e a Representante Territorial de Cultura do Portal do Sertão, Lívia Castro.



Para participar da consulta pública online, basta acessar o link abaixo, preencher o formulário e enviar.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc72jQCsJ5yxV_jvcbNvcYAiQSa2ND3wvery2_s9AZulG5qTA/viewform?usp=send_form



Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos



Compartilhe:


Mais Notícias