São Gonçalo dos Campos - Bahia

Convênio entre Prefeitura, Consórcio Portal do Sertão, CAR E SDA disponibiliza 60 títulos para regularização fundiária em São Gonçalo dos Campos

Autor: Livia Lemos Alves - 20/09/2023 às 12:11:33
IMG

Uma ação de regularização fundiária está sendo realizada hoje (20) na Comunidade da Taperinha, no município de São Gonçalo dos Campos. A iniciativa ocorre por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seama), promovida através de um convênio firmado entre o Consórcio Portal do Sertão, a CAR e a SDA.



O convênio firmado disponibilizou para o município 60 títulos de forma gratuita, com o objetivo de garantir a titulação de imóveis a diversas famílias que ainda não possuem a documentação (escritura) de seus terrenos. O atendimento está sendo realizado tanto para atualização cadastral de pessoas que não completaram o processo por falta de documentação ou erro, como para novas solicitações.



A secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Deise Cazumbá, explica que um dos pré-requisitos para se cadastrar é estar na faixa de baixa renda. “A maioria das pessoas que estão aqui são agricultores que possuem terras, produzem, e queremos atingir o maior número de pessoas, pois a escritura de um imóvel é um documento que custa caro”, explica.



Os benefícios da regularização fundiária são vários, mas de acordo com Deise Cazumbá, um deles é o acesso ao crédito rural. “O Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF) disponibiliza ao agricultor uma carteirinha, com a qual ele poderá solicitar o crédito rural. Mas para fazer o CAF, o agricultor precisa da escritura ou de uma declaração de posse”, destaca.



Jairo Ferreira, morador da taperinha há 69 anos acredita que a regularização é importante porque traz benefícios e segurança. “Estando com o título em mãos ninguém tira, além disso, é importante para conseguir empréstimos, por exemplo”, disse.



Para Carla Adriana, que buscou o serviço para atualizar o seu cadastro, essa parceria é muito importante para os moradores. “Estou trazendo alguns documentos que ficaram faltando e espero em breve ter a minha terra regular, pois sem o documento a gente não faz nada”, relatou.



Nesta quinta-feira (21) a equipe da Seama estará na Localidade do Cajueiro. Para se cadastrar, é necessário levar RG, CPF, Certidão de Casamento se for casado, e em caso de ter um cônjuge falecido, levar a certidão de óbito.



Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura Municipal de São Gonçalo dos Campos



Compartilhe:


Mais Notícias