São Gonçalo dos Campos - Bahia

Prefeitura promove ação de conscientização sobre abuso e exploração infantil neste sábado (18)

Autor: - 16/05/2024 às 07:45:24
IMG

Informar e sensibilizar a população sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de São Gonçalo dos Campos, que está organizando uma ação, no próximo sábado (18), na Feira Livre do Centro de Abastecimento.

A ação inclui panfletagem e um stand educativo com atividades que destacam a importância de identificar e denunciar casos de abuso e exploração sexual. As equipes do CRAS, CREAS, CadÚnico e do Conselho Tutelar estarão presentes para esclarecer dúvidas, oferecer orientações sobre como proceder em caso de suspeita de abuso e informar sobre os canais disponíveis para denúncia, como o Disque 100, serviço gratuito e confidencial que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Além disso, a campanha buscará engajar a comunidade local, encorajando a participação ativa de todos na proteção das crianças e adolescentes. A conscientização de toda a sociedade, incluindo família, escola e governo é um passo fundamental para prevenir e combater esses crimes, garantindo um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento das novas gerações.

Segundo a Assessora Técnica da Assistência Social do município, Gabriela Peixoto, as ações previstas são essenciais para manter o tema em pauta e promover uma cultura de proteção e respeito aos direitos das crianças e adolescentes. “Neste Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, é crucial lembrar que a responsabilidade de proteger os menores é de todos nós. A mobilização e o comprometimento coletivo podem fazer a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes, prevenindo situações de abuso e oferecendo suporte adequado às vítimas”, concluiu.

Campanha

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado anualmente no dia 18 de maio, em todo o Brasil. A data foi instituída em 2000, em memória de Araceli Crespo, uma menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, em um crime que até hoje permanece impune. O objetivo dessa data é mobilizar a sociedade brasileira para o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, promovendo a conscientização e a educação sobre o tema.

O abuso sexual infantil refere-se a qualquer forma de envolvimento de uma criança ou adolescente em atividades sexuais impróprias para sua idade, enquanto a exploração sexual se caracteriza pela utilização de menores em atividades sexuais em troca de favores ou benefícios econômicos. Ambos os crimes têm consequências devastadoras para o desenvolvimento físico e psicológico das vítimas.


Compartilhe:


Mais Notícias